Esse profissional tem a principal função de cuidar de um determinado idoso, dessa forma, ele deve atender as necessidades como: higiene, alimentação, remédios e etc.
Nos dias de hoje, a profissão de cuidador de idosos está crescendo muito, porque com a rotina corrida que muitas famílias levam por dia, muitos familiares não possuem tempo de cuidar de um idoso.
Por isso, o cuidador pode passar o dia todo com o paciente e até dormir na casa da família; tudo depende do acordo que for feito com os parentes. O cuidador deve dar banho, trocar fralda, se necessário, trocar a roupa, ajudar na hora de tomar os remédios e outros afazeres que devem ser determinados pela família.

Como se profissionalizar em cuidador de idoso

Se você gosta de cuidar de idoso, você pode procurar por uma família que necessita do trabalho e mostrar as suas qualidades para cuidar do idoso. Para exercer essa profissão é fundamental que a pessoa tenha alguns requisitos, como: paciência, calma e agilidade, já que cuidar de idoso muitas vezes pode não ser uma tarefa muito fácil.

Afinal, muitas vezes você vai precisar dar banho, cuidar da higiene íntima na hora de ir ao banheiro e muito mais. E algumas pessoas não tem a tranquilidade e paciência de fazer este serviço, contudo deve ser algo muito bem pensado.

Existem diversos cursos no mercado, o ideal é procurar uma instituição conceituada e evitar cursos rápidos de apenas um final de semana. Para exercer essa profissão é necessário ter conhecimentos sobre: processo de envelhecimento, principais patologias, noções de primeiros socorros, conhecimento de farmacologia aplicada a terceira idade, noções de como prevenir quedas, entre outros.

O que o Cuidador de Idosos não deve fazer em uma residência:

Muitas famílias contratam um cuidador de idosos e acabam delegando a essas tarefas que não estão dentro das atividades propostas para um verdadeiro cuidador. Toda a atenção do cuidador deve estar voltada ao paciente, atividades como limpeza da casa, lavar e passar roupas, limpeza de banheiros e cozinhar devem ser delegados a outros profissionais.

Deixe seu Comentário